Sobre a Loja



[TEXTO TRANSCRITO DOS DOCUMENTOS ORIGINAIS DE FUNDAÇÃO]

A G. D. G. A. D. U.
AUG. E RESP. LOJ. SIMB. “FÉ, ALEGRIA E TRIUNFO”

JUSTIFICATIVA PARA O NOME DA LOJA

            A escolha de um nome que por si só designasse o Início, finalidade precípua dos OObr. que compõem uma Loja, foi tarefa das mais difíceis, pois deveria ser aceita nos meios Maçônicos em todos os Escalões, e, ao mesmo tempo, por si só identificar a “Filosofia de Loja”, em harmonia com o Rito adotado.

            A Trilogia “Fé Alegria e Triunfo” – que constitui o nome escolhido e aprovado pelos Obreiros que compõem o Quadro – diz por si só, o quanto de esoterismo, filosofismo e misticismo, encerra no caminho que todo o Maçom deve procurar para harmonizar-se consigo mesmo e com seus semelhantes, pela tolerância, humildade e compreensão, no desempenho da missão de um verdadeiro buscador da Luz.

     - – é uma palavra difícil de ser definido, de grande profundidade, de significação elevada, de que é possuído o pensante – que, se a tem, faz com que uma chama vibre em suas células; perfazendo uma força que o induzirá a ultrapassar certos obstáculos pela esperança e a certeza naquilo que Crê e sente no seu próprio Ego.

     - ALEGRIA – é o texto áureo do esplendor do Evangelho humano. É a verdade central da Sublime filosofia da existência e da maior felicidade que existe neste Mundo.

     - TRIUNFO – é a Vitória alcançada, pela realização de nossas Ações, mental, física e espiritual, de forma a conseguir uma solução justa e equilibrada, dentro das normas e princípios que emanam da nossa Ordem.

                                                           Curitiba, PR, 29 de abril de 1981 – E.V.

                                                           (a) Manoel Adão Machado – M.I.
                                                           Ven. Mestr. Interino



[TEXTO TRANSCRITO DOS DOCUMENTOS ORIGINAIS DE FUNDAÇÃO]

A G. D. G. A. D. U.
AUG. E RESP. LOJ. SIMB. “FÉ, ALEGRIA E TRIUNFO”

INTERPRETAÇÃO DO TIMBRE DA LOJA



            Para que possamos apresentar a interpretação global do timbre da Loja de modo a que ele, o timbre, interprete também a “Filosofia da Loja”, em perfeito acordo com o Rito ADONHIRAMITA, torne-se necessário que detalhemos as interpretações de cada Símbolo:

1. Corrente: Representa os OObr. em união, sendo cada um, um dos elos da Maçonaria.

2. Símbolo Superior: Representa o número 7 (sete) com todos os significados iniciáticos.

3. Colunas: Representam as CCol. Do Norte e do Sul; o positivo e o negativo; a Força e a Beleza; enfim, enfim, com as mesmas interpretações constantes dos Rituais.

4. O Delta: O G.A.D.U., cuja atuação e proteção, representados pelos raios que d’Ele emanam, e tudo abrange.

5. O Sol: Misticamente, este astro é uma dualidade do Espírito e Matéria, é um inesgotável manancial de Vida e Luz (doador de Vida), é o coração de todo o sistema solar (Astro Rei).

6. A Lua: Planeta passivo, sob cujo signo em algumas Lojas estão colocados o secretário e a coluna dos Aprendizes.

7. O Compasso-Esquadro: No interior (entre as Colunas), significa:
a. O Ideal Maçônico que deve estar sempre presentes no coração do Maçom.
b. A Maçonaria atuante na Terra.

                        INTERPRETAÇÃO GLOBAL

            O Segredo, a Verdade, o Ideal Maçônico da humanidade em geral e no homem em particular (Esquadro – Compasso no interior, entre Colunas) faz com que atuemos no Universo (Círculo formado pelas Correntes) em harmonização com as Leis perfeitas da Natureza e os Irmãos (G.A.D.U.), de tal maneira a permitir que nos tornemos criadores em todos os planos; nos obriga a sermos vigilantes (o Delta) em nossos pensamentos e ações, mantendo o equilíbrio (Colunas) e a união formada (Correntes) entre todos os Irmãos.

            Obs.: a corrente e o Símbolo superior lembrarão, também, que a Loja nasceu do seio da Loja “Saint Germain”, de cujo timbre temos emprestado esses símbolos, se bem que não com os mesmos significados.

                                                                       Curitiba, PR, 29 de abril de 1981, E.V.

                                                                       (a) Manoel Adão Machado – M.I.
                                                                       Ven. Mestr. Interino


------------------------------------------------------------------------------------------------





PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – NÚCLEO
(aprovado em sessão administrativa do dia 17/03/2010)

JUSTIFICATIVA: “Quando a Loja tem um senso claro do seu objetivo, do seu rumo e da posição desejada para o futuro, e quando essa imagem é amplamente compartilhada, o maçom torna-se capaz de encontrar o seu próprio papel dentro da Loja e da Maçonaria.”

1. VISÃO 
(o que a Loja deseja ser?):

"Ser uma verdadeira Escola Iniciática de estudos metafísicos da Maçonaria Adonhiramita."

2. MISSÃO 
(porque e para que a Loja existe?):

"Potencializar o desenvolvimento espiritual através do estudo metafísico, da prática do Amor Fraterno e do combate ao ego, visando a transmutação da realidade social e pautando-se pelos Princípios Maçônicos Adonhiramitas."

3. PRINCÍPIOS 
(crenças e valores – o que é importante para a Loja?):

Amor Fraternal – Fé – Moralidade – Caridade – Prevalência do Espírito Sobre a Matéria – Inteligência

4. FATORES-CHAVES PARA O SUCESSO 
(que atributos a Loja deve ter para seu êxito?):

Comprometimento/Participação – Iniciativa – Estudo e Instrução – Capacidade Financeira – Planejamento Estratégico, Controle e Avaliação – Viver a Loja dentro e fora do Templo (extra-loja, família) – Excelência dos trabalhos

5. DIRETRIZES ESTRATÉGICOS 
(conjunto de orientações gerais voltado para o processo de tomada de decisão):

5.1. Exercer a gestão administrativa, financeira, patrimonial e jurídica da Loja na sua plenitude, segundo o princípio da eficiência e da legalidade, segundo um planejamento estratégico e com o emprego da tecnologia da informação.
5.2. Expandir continuamente o quadro da Loja, buscando candidatos que compartilhem da sua visão e missão, nos princípios maçônicos traçados e que detenham ampla capacidade para tanto, assegurando a continuidade dos trabalhos da Oficina e da Ordem.
5.3. Conceber, aprimorar e implantar uma concepção de ensino e avaliação maçônica pautada pelo estudo metafísico, pela ritualística e pelo desenvolvimento espiritual.
5.4. Incentivar e motivar a freqüência, a participação e o comprometimento dos Irmãos e suas Famílias na vida interna e externa da Loja e na Sociedade.
5.5. Fortalecer as linhas de comunicação entre os Irmãos, estimular a divulgação e identidade da Loja e do Rito Adonhiramita, com apoio aos graus filosóficos.
5.6. Desenvolver as atividades beneficentes e paramaçônicas da Loja e estabelecer um sistema de apoio e socorro aos Irmãos e Familiares.



REUNIÕES: QUARTAS-FEIRAS - 20h00