Breve discurso sobre a Solidariedade em Loja de Mesa
Curitiba, 08 de dezembro de 2023
Pelo Irm.·. Paracelsus
Amados Irmãos hoje nos reunimos aqui à glória do Grande Arquiteto do Universo, assim como faziam nossos antigos irmãos maçons, nos primórdios da maçonaria, reunindo-se em tavernas onde discutiam seus segredos, seus caminhos, sobre a Arte Real, mas também, se confraternizavam no melhor espírito de Companheirismo.
Hoje assim como eles aqui estamos, festejando a fraternidade e estreitando o laço que nos unem. Que laço é esse? Como dito na abertura de nosso ritual, o laço que nos une é a Solidariedade.
Solidariedade: É o sentimento de identificação em relação ao sofrimento do outro, do próximo e nos impele ao compromisso. Vem do latim “solidus” significando “firmeza”, solidez, sólido o que de imediato nos remete aos objetos sólidos que vemos na matemática, com suas três dimensões, três planos. Por analogia a solidariedade possui também três planos, físico, astral e espiritual. Quando agimos aqui e agora, no material, seus efeitos repercutem em todos os demais planos.
Hoje meus irmãos aqui reunidos, é o momento de mostrar nossa firmeza de propósito, a solidez de nossa união sendo solidários em uma causa nobre: As crianças. Como maçons precisamos atenuar o sofrimento delas, levar conforto às suas almas e a garantir a manutenção da justiça. Assim meus irmãos, mostremos hoje toda nossa força, caridade e solidariedade!
Que nossos canhões estejam sempre abastecidos com a pólvora, mas que nossos corações estejam repletos e inebriados de Deus!
***