quarta-feira, 24 de agosto de 2011

União e Harmonia

União e Harmonia

Fato importante na Maçonaria Brasileira foi a reunião da Suprema Congregação da Federação, “órgão consultivo do mais alto nível do Grande Oriente do Brasil”, cujos resultados terão, certamente, significativo impacto no curso da história da nossa Ordem, tanto pelo espírito de responsabilidade que presidiu o encontro quanto pela praticidade das decisões adotadas, cuja síntese estão expressas na Carta de Brasília – 2011.
.
A Maçonaria Brasileira persegue, como é natural, o objetivo maior que é a perfeição do homem e a felicidade humana, apanágios do verdadeiro Maçom desde tempos muito longínquos e que hoje é, ainda, a pedra de toque das organizações maçônicas modernas, que carregam a característica de regular.
.
Momentos como o que vivemos recentemente, no âmbito do Grande Oriente do Brasil, com a reunião da Suprema Congregação, de 04 a 07 deste mês, nos dão a certeza de que a unidade da Ordem, estabelecida sobre a sincera união dos maçons, é a garantia da continuidade do nosso trabalho em prol do aprimoramento pessoal e social em nosso País.
.
Todos os Grão-Mestres dos Estados e do Distrito Federal, além dos Chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tratamos, durante três dias, dos mais importantes temas maçônicos, revelando-se entre nós admirável união de propósitos e total harmonia sobre o sistema de organização e a dinâmica administrativa da Federação.
.
Temos de ressaltar, e também agradecer, o elevado nível compreensão e tolerância para com opiniões divergentes, todas voltadas para bem da Ordem e para o futuro da Pátria, eis que, segundo consta da Constituição do Grande Oriente do Brasil, os fins supremos da Maçonaria são: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Como sempre, as opiniões responsáveis e sem ofensas, embora divergentes, são elementos indispensáveis para o encontro do melhor ponto de vista comum.
.
Que o Grande Arquiteto do Universo ilumine sempre o caminho dos praticantes da Arte Real, assim como o do povo brasileiro e de todos os povos do mundo.

.

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral